Tokyo Eihei é um RPG onde o mestre de jogo possui uma ‘framework’ para criar cenas, o que seria uma ferramenta incrível para mestres iniciantes e uma forma de fomentar cenas inusitadas a partir de detalhes dos personagens.

Criado para o Desafio Versus 2014, Tokyo Eihei foi criado a partir da lembrança de jogos de RPG de anime dos anos 90: em especial Defensores de Tóquio, um clássico da Revista Dragão Brasil. Porém as nossas partidas eram muito peculiares por conta de uma forma específica de como o mestre conduzia as partidas, e a ideia foi colocar em mecânicas esse ‘jeito’ de mestrar.

A mecânica central do jogo é a Relevância, uma característica extra que caminha com cada outra característica de cada personagem do jogo. Não só personagens, mas itens e habilidades também possuem relevância. A cada cena do jogo o mestre precisa considerar todos os valores de relevância na mesa. Aquilo que estiver mais relevante será o foco da próxima cena. Isso significa que o personagem pode evoluir ou perder temporariamente uma habilidade, ou ter um flashback sobre o dia em que descobriu seus poderes. Caso um personagem do mestre seja o mais relevante, uma cena baseada nos personagens secundários ou nos vilões tem início.

O propósito é que o jogo seja rápido, divertido, e que, principalmente, não dependa de todos os jogadores para acontecer mesmo em campanhas longas. Se o mestre não pode comparecer, outro pode assumir seu lugar e dar sequência graças à mecânica de relevância. Mas ainda assim outra mecânica, a de Treinamento, dá uma ferramenta para que personagens de jogadores que não possam comparecer não sejam prejudicados e ainda contribuam para a história geral mesmo em sua ausência.

De resto é um jogo bem simples, com poucas características qualificadas com pontos, que definem sua força, e tags, textos curtos que definem peculiaridades de cada. As tags também permitem que alguns itens sejam melhores ou piores em determinadas situações, de acordo com a criatividade de seus jogadores. Por exemplo uma espada ‘de fogo’ ser eficiente contra habilidades ‘de plantas’, mas ineficiente contra poderes ‘de água’.


Tokyo Eihei é um jogo criado para o Versus 2014, uma competição que visava criar jogos gratuitos para fins de experimentação e por isso não comercializado de forma alguma. Mas você pode baixar gratuitamente o jogo em sua versão mais atualizada:

download

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s